Perspectivas acerca do Envelhecimento na Sociedade Brasileira - Por Sebastião Milagres
"Etarismo o preconceito que envelhece a alma".( Rejeição da pessoa idosa no trabalho)
Mesmo sabendo que o tema da redação do ENEM seria divulgado apenas no momento da prova, decidi fazer um exercício de simulação, escrevendo a redação nesta coluna, como se estivesse realmente na sala de provas, para testar minhas habilidades e preparação.
O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno, que traz consigo desafios e oportunidades. Por um lado, é um reflexo do sucesso das políticas de saúde e do aumento da expectativa de vida. Por outro lado, é um desafio para a sociedade, que precisa se adaptar às necessidades de uma população cada vez mais idosa.
Neste contexto, é fundamental garantir que os idosos tenham acesso a serviços de qualidade, apoio social e oportunidades de participação na vida comunitária. Para isso, o governo deveria criar agentes de saúde em horários estendidos incluindo o noturno, para realizar visitas diárias às residências dos idosos que moram sozinhos ou com familiares mas não tem cuidador. Isso seria especialmente útil para evitar confusões com remédios, com nomes e aparências semelhantes.
Além disso, os idosos pobres sem condições financeiras, que moram sozinhos, deveriam receber um Dispositivo de Alerta Médico, para que possam monitorar sua saúde de forma regular e prevenir complicações.
Isso permitiria que idosos vivessem com maior segurança e autonomia, sabendo que tem um sistema de apoio em caso de necessidade. Além disso, ajudaria a reduzir a ansiedade e o estresse dos familiares e cuidadores, que muitas vezes se sentem sobrecarregados com a responsabilidade de cuidar de um idoso.
A criação de programas de intercâmbio intergeracional, que permitam que idosos sejam padrinhos de jovens, compartilhando suas experiências e conhecimentos, é outra medida importante. Além disso cursos para se tornarem palestrantes em escolas poderiam ser oferecidos, permitindo que os idosos compartilhassem suas histórias e conhecimentos com a geração mais jovem.
Como disse Isaac Newton" Se vi mais longe, é porque estava nos ombros de gigantes".
É hora de reconhecer a contribuição dos idosos para a sociedade brasileira e trabalhar para criar um futuro mais justo e inclusivo para todos.
Se Deus quiser 2026 será o ano em que eu vou estrear no ENEM ou pelos menos tentar.
"Nunca é demasiado tarde para se tornar um racional e sábio".
( Kant )
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba.
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.
E-mail: xequematemilagres@gmail.com
