Circo, música, teatro e oficinas de arte: março chega repleto de atividades divertidas e educativas no Sesc Santo André
Circo, música, teatro e oficinas de arte: março chega repleto de atividades divertidas e educativas no Sesc Santo André
As férias terminaram, o Carnaval passou, mas o Sesc Santo André continua trabalhando intensamente para trazer uma rica programação para crianças no mês de março. Com oficinas, espetáculos e vivências, a programação convida o público a colocar a mão na massa, dançar, brincar e explorar novas formas de expressão.
Para quem gosta de criar, a oficina Restos Diários ensina a arte da encadernação artesanal com costura de papéis e panfletos. Inspirada nos livros cartoneros e no junk journal, a atividade permite que cada participante confeccione um diário único a partir de papelão e papéis reutilizados. A proposta, conduzida por Paulo Oluá e Vinicius Airumã, mistura aprendizado técnico e criação afetiva.
Outra oficina é sobre Memórias Africanas: criando bonecas de macramê, e aqui a ancestralidade ganha forma com a confecção de bonecas personalizadas. A atividade, ministrada por Carmem Garrido, resgata tradições e permite que cada peça seja única, repleta de história e significado.
Já os bebês e seus acompanhantes encontram no espetáculo Ser Colo uma experiência sensorial e poética sobre o vínculo entre mães e filhos. Entre tecidos que se transformam e movimentos delicados, as dançarinas Beatriz Miguez e Larissa Pretti exploram o reencontro da mulher consigo mesma após tanto tempo "sendo colo". A música ao vivo de Dandá Costa embala essa jornada de descobertas e trocas, finalizando com interação entre elas e o público no palco.
A conexão com a natureza também tem seu espaço garantido no Domingo de Brincar no Jardim. Em um mutirão ao ar livre, crianças e adultos são convidados a explorar o contato com a terra, descobrindo os encantos da horta do Sesc Santo André em uma experiência lúdica e educativa.
O circo chega com toda sua irreverência e musicalidade em dois espetáculos que irão arrancar sorrisos. Lalaiá, da Caravana Tapioca, une malabares, acrobacias e ritmos brasileiros, transformando o picadeiro em uma grande festa. Já o Cortejo Sampalhaças, do Coletivo Sampalhaças, celebra a presença feminina na palhaçaria, rompendo barreiras históricas e mostrando que o riso é para todas as pessoas.
E para quem aprecia boas histórias, Uma Boneca para Menitinha traz ao palco um conto emocionante sobre sonhos, afetos e descobertas. A peça narra a relação entre uma avó e sua neta, que embarcam em uma jornada mágica a partir de um presente inesperado encontrado no rio. Misturando fantasia e realidade, a montagem encanta o público com sua delicadeza e sensibilidade.
Todas as atividades são gratuitas, com exceção do espetáculo teatral Uma Boneca para Menitinha, que é gratuito para crianças de até 12 anos, acompanhadas de adultos pagantes. As inscrições para oficinas devem ser feitas no local com 30 minutos de antecedência. Confira a programação completa do mês de março do Sesc Santo André.