Cia. do Tijolo reconstrói, em cena, Canudos além de Euclides, no Sesc Belenzinho

Espetáculo traz conflito sob a perspectiva dos esquecidos na história oficial; temporada vai de 14 de março até 27 de abril

Março 12, 2025 - 20:02
 13
Cia. do Tijolo reconstrói, em cena, Canudos além de Euclides, no Sesc Belenzinho
Cia. do Tijolo reconstrói, em cena, Canudos além de Euclides, no Sesc Belenzinho

RESTINGA DE CANUDOS

O espetáculo desvela Canudos pelo olhar de duas professoras antes do conflito, revelando a dinâmica cotidiana dos sertanejos, poetas populares, beatos, indígenas e ex-escravizados que estiveram na gênese, não só de um povoado, mas de um mito histórico — já muito explorado pela cultura brasileira.

 

"Qual a contribuição que nós, da Cia. do Tijolo, pretendemos dar ao tema? Em primeiro lugar, contar a partir da construção da Vila e não de seu massacre", afirma o cocriador, diretor e ator Dinho Lima Flor, que explica: "Não queremos que o crime perpetrado pela recém-nascida república brasileira ofusque o lado vencedor da comunidade criada por Conselheiro e a comunidade de Canudos".

 

Segundo Dinho, o espetáculo mergulha nas águas do Açude de Cocorobó, onde submerge o sítio histórico de Belo Monte e o povoado de Canudos. "Se conseguirmos despertar a curiosidade do espectador e, no melhor dos cenários, o amor do público pela força de Belo Monte, teremos cumprido nosso intento".

 

 

"Restinga de Canudos" dá continuidade à pesquisa da Cia. do Tijolo sobre educação popular e arte como ferramentas de transformação social. Inspirada na ética freireana, a Companhia reafirma a importância dos professores na formação da consciência crítica. No palco, essa presença se manifesta por meio da figura da professora de história, que conduz a plateia na costura entre passado e presente.

Ações Formativas - "Canudos: Além da Cena"

 

Núcleo de Formação e Criação Musical da Cia. do Tijolo
Terças, quartas e quintas, de 08 a 17 de abril, das 19h às 21h

A Cia. do Tijolo realiza encontros musicais gratuitos e abertos ao público, de seu Núcleo Musical desde 2017. Essa experiência formativa perene tem sido realizada paralelamente aos processos de montagem dos espetáculos da Cia. A oficina visa ampliar o alcance das discussões sobre o tema, uma vez que ao longo dos encontros serão trabalhadas as sonoridades e o repertório musical do espetáculo “Restinga de Canudos”, além de dar continuidade às práticas formativas da Cia. Canudos é, acima de tudo, uma experiência comunitária e a experiência de cantar em coro expressa, no plano simbólico e sensorial, de forma exemplar a experiência do “comum”. Repertório: Serão trabalhadas canções relacionadas ao processo de criação do espetáculo.

 

Local: Sala Espetáculos II -- Sesc Belenzinho
Atividade gratuita (senhas distribuídas 30 minutos antes de cada encontro)