A Estética da Resistência - Por Sebastião Milagres

Antigamente nossas avós de descendência afro, umectavam os fios de cabelos das netas com banhas de porco. Para combater o ressecamento deixando-os macios e brilhantes, desemaranhá-los era um ritual de cuidado e amor.
Conta a lenda que Orixá Oxum saiu do Rio Osum na Nigéria, adornada de jóias e disse :" Ó filhos meu, eu trouxe para vocês a arte da moda para que possam expressar suas indentidades. Celebrem suas belezas e suas sabedorias, usem suas tranças, seus turbantes, seus tecidos coloridos enfim suas alegrias...E assim, vocês serão um povo cheio de vida e amor.
A beleza negra não é somente uma questão de estética, mas também de espiritualidade e conexão com nossas raízes. A espiritualidade dos meus ancestrais é tão intensa que se manifesta nas igrejas e terreiros de candomblé. Temos um exemplo desta mistura, o sincretismo religioso na lavagem do Senhor do Bonfim. A Bahia é conhecida como Roma Negra devido ser o centro da cultura afro-brasileira no pais, religiosidade, música, arte, gastronomia...
O Concurso da Beleza Negra promovido pelo Bloco de afoxé Ilê Ayê da Bahia, realizar todos os anos a escolha da Deusa do Ébano e de duas princesas, são exemplo de beleza e empoderamento negro.
Representa também a força dos negros promove a alto estima e a valorizaçào da indentidade.
Que possamos celebrar a nossa diversidade e encontrar a paz e harmonia em nossas diferenças..
Namastê!
Axé !
Que Deus esteja conosco!
Enxadristas
Torneio de xadrez Barueri.
Data 13/09/2025
Contato: Matrix (11) 992478912
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba.
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.
E-mail: xequematemilagres@gmail.com