Crônica. - Sebastião Milagres

Papa Francisco: Quem sou eu para julgar. ( Parte 1) " A importância de misericórdia e não do julgamento."

Abril 24, 2025 - 13:56
 4
Crônica. - Sebastião Milagres
Está frase do Papa Francisco é um convite a reflexão e a compreensão.
     Este santo homem viveu sua última Páscoa entre nós, antes da sua restituição ao céu.
     Foi taxado em vida de "comunista" pelos seus detratores, desde os corredores do Vaticano até aqui no Brasil.Simplemente por seguir os ensinamentos de Cristo:" amar o próximo como a vós mesmos.
     Atê ofensas morais endireitadas  ele suportou no seu pontificado dentre essas uma partida, por sinal do seu conterrâneo argentino, o economista Javier Milei, apelidado. "O Louco"! Desrespeitando-o chamando de uma palavra horrível impublicável nesta coluna. Fato ocorrido durante o Periodo eleitoral na Argentina, sem que isto abalasse a sua serenidade. Atualmente " O Louco" é o atual presidente da Argentina.
      Na minha opinião subjetiva, nestes mais de 2000 anos de papado, Francisco foi  o melhor papa que sentou na cátedra de São Pedro. Contrário dos Papas João Paulo II e Bento XVI atualmente canonizados. Que foram  contrários aos movimentos sociais da Santa Igreja como a  Comunidade Eclesial de  Base -CEBs-, resumindo ambos foram críticos ferozes da Teologia da  Libertação. Diziam que Teologia da Libertação tinha influência marxista e era incompatível com a doutrina católica.
Embora minha participação nas CEBs nos anos 70 tenha sido breve, nas igrejas da Zona Metropolitana Oeste de São Paulo. Confesso que não vi anormalidade nenhuma, em seguir a mesma linha social do Francisco e de Cristo. Empatia pelos pobres.
     Por agora somente isso.Vamos rezar  para que um novo Francisco surja no Conclave. 
     Que o Papa Francisco esteja em cada um de nós, no nosso dia a dia.
     Na próxima crônica, continuação da mesma.
Sebastião Milagres, filósofo e ex- professor de xadrez na Prefeitura de Santana de Parnaíba. Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaiba. Autor do livro Xeque-mate no Inferno VII-A