Investimento no empreendedorismo feminino faz de Santana de Parnaíba um destaque nacional
Entre as ações da prefeitura que fomentam o setor está a Feira da Mulher Empreendedora; a edição especial do evento reuniu um público de três mil pessoas no Centro Histórico

O encerramento da programação do Mês da Mulher foi marcado por mais uma
edição de sucesso da Feira da Mulher Empreendedora de Santana de Parnaíba.
Entre sexta-feira (28/3) e domingo (30/3), foi montada uma estrutura na Praça 14 de
Novembro, no Centro Histórico, que contou com 80 barracas que ofereceram
produtos e serviços em áreas como gastronomia, moda, beleza, artesanato e cultura
pop. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher e da Família (SMMF), que
coordenou a feira, os três dias de evento reuniram um público de cerca de 3 mil
pessoas.
Na abertura, na sexta-feira, houve queima de fogos de artifício e show com a
cantora Natália Morais no Coreto Maestro Bilo. No sábado, em horários diferentes, a
apresentação musical ficou por conta dos artistas Josué e Kivia Pascoal. No
domingo, a cantora Laura Amorim fez o show de encerramento. Na ocasião, houve
sorteios de brindes, entre os quais secadores de cabelo, chaleiras e panelas.
Criada em 2020, a Feira da Mulher ajuda a impulsionar o negócio das
empreendedoras parnaibanas, com aumento de vendas, divulgação da marca e
atualização de networking. O evento consolida Santana de Parnaíba como destaque
nacional em empreendedorismo feminino. Em pesquisa feita com as participantes
desta edição da feira, a SMMF constatou alto índice de satisfação. Para 78% das
vendedoras, as vendas na feira foram muito boas ou boas; 16% avaliaram como
regulares; e 6% como ruins. Para 91% das empreendedoras, a participação no
evento contribuiu muito para o crescimento do seu negócio; e 9% afirmaram que
contribuiu parcialmente.
Visibilidade da marca
Ao serem questionadas sobre os pontos mais positivos por terem participado da
feira, 37,3% das vendedoras apontaram o aumento da visibilidade da marca; 31,3%
indicaram o acesso a novos clientes; 10,4% destacaram oportunidades de
networking; e 9%, a experiência adquirida. Também foram citados aspectos como
estrutura do local, vendas e apoio e consultoria.
Das participantes, 80% possuem como principal canal de vendas as redes sociais e
15%, a loja física. O restante citou e-commerce e marketplace. Outro dado relevante
apurado pela pesquisa foi o tempo de atuação das empresas: 34,3% atuam há mais
de cinco anos; 34,3% entre um e três anos; 23,9% entre três e cinco anos; e 7,5%
há menos de um ano. Ao todo, responderam ao questionário 67 vendedoras.
Incentivo
Para a empreendedora Thais Calegari, que trabalha no ramo de perfumes
artesanais, o apoio da prefeitura tem sido fundamental para o desenvolvimento dos
negócios conduzidos por mulheres. “Quando vem esse incentivo, pra nós é muito
importante, ajuda muito. É a primeira vez que eu participo da feira, e eu tô gostando
muito”, afirmou. Já a empreendedora Rejane Morais participou da edição de
dezembro do ano passado e disse que voltou até mais motivada depois da
experiência anterior. “Eu tive a primeira experiência em dezembro, que foi muito
boa. Com a Feira da Mulher, a gente tem o intuito de conquistar mais pessoas, de
trazer mais o público pra gente”, destacou Rejane, que é revendedora de produtos
da Eudora e da Boticário. Ela ainda afirmou que o apoio da Secretaria da Mulher foi
fundamental para que aprendesse a usar melhor ferramentas das redes sociais,
como o WhatsApp.
Cultura pop
Uma das barracas de destaque foi a da família da vendedora Marissa Leal, que
comercializa produtos da cultura geek, como bonecos, chaveiros e itens
relacionados à cultura pop. “É muito interessante participar da feira, porque as
pessoas não estão acostumadas a ver esse tipo de produto. Eu sempre gostei muito
da cultura pop, filmes de ação, e conheço muitas pessoas que também gostam
desse universo, mas têm dificuldade para encontrar os produtos. Então, a gente traz
esses produtos para a feira, e eles são caros em outros lugares, e vende a um
preço acessível”, destacou.
Outra empreendedora que participou pela primeira vez da feira foi Adriani Correia.
Ela trabalha com semijoias, bolsas e acessórios femininos. “Eu sempre quis
participar e desta vez consegui. Eu acho maravilhoso esse tipo de incentivo da
prefeitura, esse apoio ao empreendedorismo é muito importante, o investimento é
bárbaro, perfeito”, enfatizou. Quem também estreou na feira foi Alessandra Mazzei,
que vende produtos de beleza e de nutrição esportiva. “Vejo Santana de Parnaíba
como um grande diferencial pelo investimento que fazem pelas empreendedoras.
Eu nunca tinha visto isso em outras cidades como tem aqui. Então é maravilhoso
poder participar e ter a oportunidade de acompanhar de perto toda essa evolução
da cidade”, destacou.