Páginas de Lutas e Resistência. - Por Sebastião Milagres
Revolução Constitucionalista.

"A revolta é o único meio pelo qual o homem, pode expressar a sua liberdade."
(Jean Paul Satre)
Há mais de cinco décadas e meia escolhi "Sampa" como meu lar. Foi aqui que descobri a rica história da " Revolução Constitucionalista, que ecoa até hoje nos meus pensamentos.
Mas a minha conexão com a história vai além, por nascer em São João Del Rei-MG cidade próxima ao cenário da Guerra dos Emboabas, que moldou a indentidade mineira.
E, ao mergulhar na história da "Revolução Farroupilha", descobrir a participação de escravos negros, que lutaram em troca de uma liberdade ilusória prometida mas não cumprida.
Nesta série de crônicas, pretendo reviver essas lutas e Resistências: Constitucionalista, Emboabas e Farroupilha que marcaram a história do Brasil, e que, de alguma forma, se entrelaçam com a minha própria vida. Vamos juntos nesta jornada!
Quarta feira, 9 de Julho (anteontem) foi comemorado o nonagésimo terceiro aniversário da "Revolução Constitucionalista. Uma data importante para a história do Brasil, mas parece ter sido esquecida por muitos. Tendo como heróis quatro estudantes que perderam a vida durante o movimento. São eles: Mario Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade que são lembrados pela sigla MDCC, um símbolo de luta pela democracia e pela constituição. Algumas vozes discordantes contrapõem o movimento, dizendo que tinha intenções separatista.
"Foi um levante armado do Estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de exigir a convocação de uma nova constituição, e pela redemocratização do país.Alguns líderes intelectuais paulistas chegaram a cogitar a separação do resto do Brasil." (Trecho extraído do Google)
São Paulo saiu perdendo na.luta armada, mas ganhou na redemocratização do país.
Por hoje paro por aqui!
Gostaria de não emitir opinião quanto ao objetivo do movimento, deixando para os leitores o julgamento da intenção do movimento.
As mulheres na Revolução e o túnel da Mantiqueira serão melhor explorados em uma crônica sobre a Revolução dos Emboabas.
Sebastião Milagres.
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Filosofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba.
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.
E-mail: xequematemilagres@gmail.com