Ensino bilíngue impulsiona habilidades socioemocionais desde a educação infantil
Conforme especialista, ambientes bilíngues favorecem habilidades como empatia, comunicação e adaptação cultural

O desenvolvimento socioemocional das crianças tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre educação de qualidade - e o ensino bilíngue surge como um importante aliado nesse processo. Ao aprender um novo idioma desde cedo, os alunos expandem suas capacidades cognitivas ao mesmo tempo em que fortalecem habilidades como empatia, adaptação e comunicação eficaz, essenciais para o convívio social e para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.
É o que aponta Vanessa Codecco, head pedagógica do Twice Bilingual, sistema de ensino bilíngue da Rhyzos Educação: “Há diversos estudos que apontam que o bilinguismo está associado a uma maior flexibilidade cognitiva e à habilidade de entender diferentes perspectivas. Quando implementado de uma maneira assertiva, crianças bilíngues podem demonstrar maior competência na resolução de conflitos e na tomada de decisões sociais, justamente por estarem mais acostumadas a considerar múltiplos contextos e interpretações”.
Um levantamento de 2023 realizado pela Educa mostrou que a procura das escolas por soluções voltadas para a educação socioemocional cresceu 316% naquele ano, ressaltando o cuidado das instituições com o tema. Para Vanessa, o ensino bilíngue entra como uma grande opção para este desenvolvimento dos estudantes.
“O contato com uma nova língua envolve mais do que vocabulário, é uma porta de entrada para culturas, valores e formas de ver o mundo. Isso desperta a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que é fundamental no desenvolvimento socioemocional”, complementa Codecco.
Ainda, a especialista do Twice explica que o ambiente bilíngue estimula a autoconfiança e a autonomia dos alunos ao serem expostos diariamente em situações comunicativas diversas, aprendendo a lidar melhor com a frustração e a buscar soluções criativas para se expressar com mais clareza - seja em portugês ou na segunda língua.
Outro benefício está na adaptação a contextos multiculturais. Em um mundo que caminha para se tornar ainda mais globalizado, saber transitar por diferentes realidades culturais desde a infância prepara os estudantes para interações mais respeitosas e colaborativas, reduzindo barreiras sociais.
“As crianças bilíngues desenvolvem uma escuta mais ativa e sensível às diferenças, o que se reflete em comportamentos mais empáticos e cooperativos dentro e fora da sala de aula”, complementa a porta-voz. “Isso influencia diretamente na maneira como elas lidam com desafios emocionais e sociais ao longo da vida”.
Segundo a American Psychological Association (APA), habilidades socioemocionais bem desenvolvidas na infância estão ligadas a melhores resultados acadêmicos e relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
“Investir em um ensino que una conteúdo e formação humana, como é o caso do bilíngue, é uma escolha que impacta positivamente o presente e o futuro das crianças”, finaliza Vanessa.