Patrimônio Ambiental do Estado de SP, espécie rara testemunhou a transformação da Pauliceia no seu entorno
Plantada na década de 1890, segundo estimativas científicas, a imponente árvore cercada pelo restaurante A Figueira Rubaiyat, na rua Haddock Lobo, testemunhou a completa transformação de seu entorno ao longo de mais de 100 anos

. A bela chácara de outrora foi cedendo espaço à ocupação urbana, até encontrar naquele cenário um dos centros gastronômicos mais potentes de uma cidade que se desenvolveu rapidamente, movimento que inspirou o termo “Pauliceia Desvairada” em seu primeiro período de urbanização intensa.
Mas não bastaria mantê-la intacta no seu berço. É preciso alimentar esse ser vivo com cuidados que a gente nem imagina, como conta o biólogo Ítalo Mazzarela neste vídeo.
Ao menos duas vezes por semana, a Figueira é supervisionada para ações de limpeza, adubação, podas e aplicações necessárias a sua saúde.
Protegida como Patrimônio Ambiental do Estado desde 1989, a Figueira também traz benefícios á qualidade do ar e ao equilíbrio climático do ambiente.
Você sabia que...
- Na Índia, país de origem da muda, há receitas gastronômicas bem interessantes utilizando os “figos” da banyan?
- Algumas vezes, ao longo de seu crescimento, diferentes árvores da espécie Ficusbenghalensis se fundem, formando verdadeiros bosques. O maior deles, na Índia, tem o tamanho equivalente a mais de 80 campos de futebol.
- Consta que os primeiros europeus a desfrutarem da sombra e do abrigo da figueira-de-bengala foram Alexandre, O Grande, e seu exército, por volta de 326 a.C.
- Há uma Banyan no Estado de Utta Pradesh legendária, que dizem ser imortal.
- A Figueira que dá nome ao Rubaiyat da Rua Haddock Lobo é tombada por meio de decreto como Patrimônio Ambiental e recebe constantemente a visita de biólogos para sua manutenção. A arquitetura do restaurante foi toda desenhada para que o estabelecimento abraçasse essa riqueza centenária.
A Figueira Rubaiyat
Rua Haddock Lobo, 1.738 - Jardins / São Paulo
Mais informações sobre o Grupo Rubaiyat: Link