Carnaval com rock? Casa de Cultura Butantã e Centro Cultural Tendal da Lapa foliam ao som de hinos do punk em São Paulo
Bloco 77, Sugar Kane, Hateen, Meu Funeral, Superheat e outros fazem festa gratuita no sábado (07) e domingo (08)
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove atrações de rock neste Carnaval, que leva o punk para a Casa de Cultura Butantã e Centro Cultural Tendal da Lapa. No sábado (07), às 15h, o Bloco 77 leva o ensaio da Bateria Revoltosa para o Tendal, já Butantã recebe, sábado (07) e domingo (08), a partir das 15h, Sugar Kane, Hateen, Meu Funeral, Superheat, Luquita e Noitesó. Ambas atrações são gratuitas e não é necessário retirar ingressos.
A Folia dos Roqueiros
Fufulia é um festival que surgiu do desejo da banda carioca Meu Funeral de celebrar o Carnaval. Dan Menezes, baixista do grupo, em conversa conosco, contou: “Por sermos do Rio, temos um apreço por essa festa que é a melhor do mundo. Um período em que, se você não tiver com uma fantasia esdrúxula, você tá errado, não tem como isso não ser lindo, né?”. Logo, a “Fufu”, apelido carinhoso da banda, veio fazer a folia no pré-Carnaval de São Paulo.
O evento começa no sábado (07), com a abertura da Casa de Cultura Butantã, às 15h. O primeiro show é às 16h20, com Noitesó, quarteto que explora o emo com temas cotidianos. Logo depois, Luquita, vocalista do Meu Funeral, sobe no palco, às 17h50, para um show solo.
Quem encerra o primeiro dia, às 19h15, é a Sugar Kane, com quase três décadas de carreira, com uma trajetória que inclui nove álbuns de estúdio, três EPs, dois DVDs ao vivo e mais de 3.000 shows realizados. Alexandre Capilé, vocalista e guitarrista da banda, fez uma participação especial na primeira edição, agora, volta com o grupo completo e visual carnavalesco.
Domingo (08), a casa volta a abrir às 15h e recebe o show da Superheat, às 16h, com um som que mistura punk rock, atitude debochada e a presença marcante do saxofone. Meu Funeral se apresenta às 17h30, sempre com bom humor, mostram suas críticas sociais ácidas e power chords de hardcore.
A finalização do festival será o show da Hateen, às 19h30. Nativos da cena alternativa independente dos anos 1990, foram uma das bandas precursoras em quebrar os muros entre a cena indie e a mainstream. O grupo quer comemorar os clássicos da carreira e o Carnaval nesta festa em que o público é convidado a vir fantasiado.
Carnaval no Tendal da Lapa
O Bloco 77 é um pioneiro do novo carnaval de rua de São Paulo que nasceu, no final do ano de 2013, a partir de uma conversa despretensiosa entre os amigos Anderson Boscari e Felipe Gasnier. O primeiro cortejo dos Originais do Punk foi em 2014, e a numeração 77 faz referência à data tida como oficial do surgimento do gênero musical. Sua apresentação no Centro Cultural da Lapa, neste sábado (07), às 15h, conta com a participação da banda de cumbia, Bazuros, e do grupo Jão e os Periféricos.
