Dores que Ecoam no meu Interior

vida é marcada por imagens e frases que ficam gravadas na memória e nos fazem refletir sobre a condição humana. Essas experiências nos levam a questionar o sentido da vida e a buscar respostas para as grandes perguntas da existência, especialmente diante da dor, sofrimento e tristeza.

Setembro 4, 2025 - 12:32
Setembro 4, 2025 - 12:41
 20
Dores que Ecoam no meu Interior
Desejo compartilhar com vocês algumas imagens, que  partiram o meu coração fizeram pensar sobre o mundo e nós mesmos.
     Na arte da escultura - tumular- conceitual "Ausência" do italiano Calileo Emendabili, localizada no Cemitério São Paulo em Pinheiros é uma escultura tumular. Que
 representa uma mesa em torno dela um pai e o filho sentados, o menino com a cabeça apoiada nos braços.E a triste realidade um assento vazio á frente. Sinalizando a ausência da mãe.
     Outro acontecimento chocante e impactante ocorrido em 1993 em Ayod no Sudão África. A foto de uma criança agonizando num lixão , sendo observada por um Urubu que queria comê-la. Da complexidade passiva do fotógrafo Kevin Carter, que cometeu suicídio alguns meses atrás após receber o prêmio Pulitz pela foto. Lutou contra a crítica, pressão que a imagem gerou.
     Outra cena comovente  momento em que foi encontrado o corpinho nas areias da costa turca, do menino Alan. Kurdi fugindo da guerra  na Síria.
      No filme O Campeão  o diálogo do pai Jon Voight agonizando na maca dizia a seu filho Billy Clymm após ser nocateado numa luta de boxe,  que amava muito seu filho.Cena considerada uma das mais triste do cinema. 
Pergunta que não quer calar:" porque a infância sempre é roubada em meio  à dor e ao sofrimento"?
     A poetisa e escritora argentina Alfonsina Stoni foi diagnosticada com câncer da mama, sem perspectiva de cura  decidiu tirar a própria vida.Ela se atirou no mar de Mar Del Prata  na Argentina, no dia 25 de outubro de 1932 aos 43 anos. A sua triste história inspirou a linda canção " Alfonsina el Mar", interpretada pela grande Mercedes Sosa.Veja um verso desta música:" Cinco sirenitas llevarán/ por caminos de algas y de coral."
     Outra tragédia que me afeta profundamente, foi a morte de três crianças que eram irmãos. Aproximadamente a 16 Km da distância da sede do Jornal Evidência em Cajamar. Foi na noite do dia 7 de Março 2015. No Jardim São Luis em Santana de Parnaíba.Num deslizamento de terra que causou a morte dos três irmãos: Maria Rafaela, 7 anos, Gabriel Lucas, 11 anos e Moisés Rodrigues, 13 anos.
Essa  castratofe me deixa uma profunda sensação de perda e tristeza, e me faz refletir sobre a fragilidade da vida.
     Muita Paz e Luz para as crianças que nos deixaram tão cedo. Que suas memórias sejam uma bênção para nós.
Torneio de xadrez  Barueri.
Data 13/09/2025
Contato: Matrix (11) 992478912
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba. 
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.