Festival Descontrole traz grandes nomes do hardcore e metal para o Tendal da Lapa neste domingo (16)
No Violence, Paura, Surra, Octopoulpe, Mee e mais bandas para assistir totalmente de graça
Neste domingo (16), a partir das 9h da manhã, os portões do Centro Cultural Tendal da Lapa se abrem para receber os punks e metaleiros de São Paulo para o festival Descontrole. A programação é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e celebra o melhor da música underground, desde o clássico consolidado até os novos horizontes do hardcore e metal. As bandas presentes serão: No Violence, Paura, Surra, Octopoulpe, Mee, Stomp, Social Shit, Obsoletion, Ethel Hunter, Ato Fálico e Discurso de Pobre.
Além das apresentações musicais, o Centro Cultural contará com uma feira de expositores que trabalham com a economia criativa. O festival tem classificação indicativa para maiores de 12 anos e está dividido em dois palcos, um interno e outro externo, com programação intercalada. A proposta do festival é unir público, músicos e bandas de diversos estilos e de várias partes do país para extravasar as neuroses do cotidiano.
Um dos destaques é a banda brasileira de hardcore formada no início dos anos 1990, No Violence, que retorna à atividade após duas décadas com show baseado no álbum “Invencível” lançado em 2004. O grupo é reconhecido por seu som agressivo, rápido e direto, fortemente influenciado pelo hardcore old school, pelo thrashcore e pelo powerviolence. Sua apresentação é no palco externo às 19h.
Outra banda que marcou a cena underground desde os anos 90 é Paura. O grupo sobe no palco interno às 18h e comemora 30 anos de existência, no Tendal da Lapa. Fundada em 1995, quatro amigos juntaram a agressividade e a fúria do hardcore com o peso e a precisão do metal. Nesse período, fizeram treze lançamentos e inúmeras turnês internacionais.
No palco externo, às 17h30, Surra traz seu “trashpunk” para o Descontrole. Desde 2012, estão com essa fórmula explosiva que já acumulou diversos trabalhos autorais, duas turnês na Europa e shows por todas as regiões do Brasil. O trio originário de Santos mistura a música extrema com letras que procuram refletir criticamente sobre a nossa realidade.
Octopoulpe é um projeto de um homem só, enigmático, e alega ter nascido em 2015 em um aquário em Seul, Coreia do Sul. O músico passa do math rock ao punk hardcore de maneira bem-humorada com projeções no telão, controlando tudo, inclusive as luzes atrás de sua bateria, ao mesmo tempo que toca. Seu show é no palco interno às 17h.
O festival acontece no mesmo domingo em que está previsto o segundo dia do ENEM, dia 16 de novembro, e portanto conta com transporte municipal gratuito por conta do Domingão Tarifa Zero e gratuidade para os estudantes no metrô para realização da prova.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
