Imóveis viram alvo de invasões: veja o horário preferido dos assaltantes

Levantamento da Verisure identifica padrões diferentes para quem invade residências e comércios

Agosto 7, 2025 - 19:33
 24
Imóveis viram alvo de invasões: veja o horário preferido dos assaltantes

 A sensação de insegurança nas casas e comércios brasileiros tem crescido exponencialmente. De acordo com estudo do Instituto Datafolha, divulgado no segundo trimestre de 2025, 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em suas cidades nos últimos 12 meses. Os dados do Barômetro de Segurança da Verisure, líder em sistemas de alarmes monitorados no Brasil e no mundo, corroboram com essa percepção: somente nos primeiros 7 meses de 2025, foram 5.832 invasões - sendo 26,2% em residências e 73,8% em estabelecimentos comerciais.
 

Horários com mais invasões no comércio

Para o comércio, quartas-feiras entre 3h e 5h da manhã foram o dia da semana com mais invasões a imóveis no portfólio da Verisure. Quintas-feiras entre 2h e 4h da manhã vem na sequência e as madrugadas de sextas-feiras, aparecem em terceiro lugar (também entre 3h e 5h da manhã).
 

Horários com mais invasões em residências

As residências têm um perfil bastante diferente, com os domingos às 23h sendo o horário com mais invasões no ano. Às sextas-feiras às 10h da manhã ficam em segundo lugar como as preferidas dos criminosos. Enquanto os horários noturnos preferidos são aos sábados, tanto à meia noite como às 3h, e às terças-feiras às 4h da manhã.
 

“Os horários de maior incidência de invasões refletem padrões claros de vulnerabilidade, tanto no comércio quanto nas residências, reforçando a importância de sistemas de segurança monitorados, capazes de detectar movimentações suspeitas e acionar rapidamente as autoridades, independentemente do dia ou horário”, explica Henrique Chimara, diretor de tecnologia e projetos da Verisure Brasil.