Avós: Porto Seguro dos Netos Uma História de Amor(1. Parte )
Vozinha, você pode não está mais aqui, mas seu amor e as lembranças vivem em mim. Saudade Infinita!

A data dos avós é comemorada em 26 de Julho. Este dia foi escolhido porque é dia de Santa Ana e São Joaquim os avós de Jesus Cristo, conforme a tradição católica.
Infelizmente, não tive o prazer de conhecer todos os meus avós, mas a figura da minha avó Laudimila do lado materno, ficou gravada em minha memória como um Porto seguro, um refúgio de amor e carinho.
Vovó Maria Ludimila morava na roça, longe da cidade, e para visitar seus filhos, ela percorria quilômetros a pé, com uma determinação e força que me inspira. Ela tinha um hábito peculiar: mascava fumo, e mesmo com mais de 80 anos, sua energia e vitalidade eram admiráveis. Mas o que mais me marcou foi a nossa relação. Durante as minhas férias escolares eu e à minha mãe viajávamos sempre para passar alguns dias com ela.
A casa dela era simples. sem eletricidade, fogão era a lenha e não tinha água encanada.Chão de terra batida e panelas brilhando após serem esfregadas com areia e sabão.Era uma grande felicidade acordar cedo e lavar o rosto na bica envolta em neblina, logo após tomar café adoçado com caldo de cana, acompanhado por uma broa de fubá.
A minha Vó Maria Ludimila era uma artesão amadora de " mão cheia". Fazia bonecos e cavalinhos de argila preta, embora não tivesse acesso a tecnologia avançada para queimar as peças, colocava-as ao sol para secar.
E eu como seu neto era o seu maior admirador do mundo. Cada peça que ela fazia era um presente precioso cheio de amor. A memória da minha vozinha Maria Ludimila guardo com carinho. Ela me ensinou que o amor e a criatividade não precisam de recursos materiais, mas sim de coração e dedicação. Essa é a lição que levo comigo até hoje.
Sonho um dia em conhecer a casa onde Maria Rosa minha mãe nasceu, e reviver a história da minha família através da minha Árvore Geneologica.
E para terminar! Embora o dia dos avós tenha passado, queremos homenagear todos avós que fazem a diferença na vida dos netos
Que continue a compartilhar suas histórias e experiências com as novas gerações. Em nome do Jornal Evidência comprimento "Feliz vida para todos vocês. Hoje e Sempre!"
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba.
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.
E-mail: xequematemilagres@gmail.com