Piadas de Caserna (1) Sebastião Milagres

Irei mergulhar no Túnel do Tempo, ou seja nos idos anos 60.

Outubro 2, 2025 - 14:13
 24
Piadas de Caserna (1) Sebastião Milagres
Época que prestei serviço militar no glorioso 11° Regimento Tiradentes, atualmente 11° Batalhão de Infantaria Montanha de São João Del Rei-MG, na Companhia de Petrechos Pesados (CPP) especificamente no 1° Pelotão de Morteiros Médios de 81 mm. Era o 1° atirador, responsável por colocar a granada no tubo do Morteiro. Nesta Unidade Militar ocorreu comigo e um amigo, um caso engraçado que vale a pena ser contado.
Numa tarde de sábado, que não havia expediente no Quartel eu estava de serviço, meu pelotão se encontrava no pátio da CPP, pronto para entrar em forma e seguir ao rancho para jantar. ( pensou que fosse para a guerra?)
O sargento do dia era o Cabo Ferreira, um grande amante da Sétima Arte e conhecido por sua veia humorística.
     O filme da moda na época era a "Ponte do Rio Kwai" com Alec Guinness e William Holden. Eu e o soldado Reis tínhamos assistido juntos no Cine Glória e estávamos ansiosos para fazemos uma pegadinha com o Cabo Ferreira, que com toda certeza assistiu esse épico de querra. Tinha uma música assobiada chamada "Coronel Bogey March" era tocada em alto volume nas lojas de discos para atrair clientes. No filme tem uma cena linda em que os prisioneiros marchavam
 assobiando-a.Então, aquele  era o momento certo para tirar sarro no Cabo Ferreira.
"Pelotão em forma"! Era a ordem de comando do Cabo Ferreira, logo em seguida: "em frente"!
Saímos em marcha , então começamos assobiar a musica.Havia instantes em que o risos abafava o som da marcha militar.
O Cabo Ferreira caminhava silenciosamente ao lado da tropa, com um leve sorriso.
     Adiante passamos em frente à cadeia do Quartel, então ouvimos a ordem de comando, :" pelotão altooo"! Estancamos. Em seguida ouvimos :" Direita Volver"! Viramos para direita.
Logo em seguida ele tirou um molho de chaves do bolso da gandola.e gritou:" soldados Milagres e Reis! " Seus "Mogorongos" deem cinco passos em direção à porta.Camihamos cinco passos e paramos na grade da porta de ferro.
Ele berrou: "Altooo"! "Eu sou o Coronel Bogey March!" "Seus Mucurebas" fora de forma! E foi ao nosso encontro assobiando a marcha militar e nos abraçando.
     No rancho  não consequimos comer, tantos risos e comentários:
"A cara do Reis parecia um bicho acuado a do Milagres um transfigurado"! (Risos)  
Esta história humorística foi enviada para Seção da Revista Seleções de Readers Digest. Mas não foi publicada.
1- Quartel .              
                        Leitores!
Se vocês gostaram desta crônica, talvez se interessam pelo livro :" Xeque-Mate no Inferno -VII-A, que explora a interserção entre Xadrez e a Segunda Guerra Mundial e uma pitada contra o racismo.
     Estou disponivel para realizar palestras gratuitas em escola, sobre esse tema militar. Entre em contato comigo para saber mais! 
 
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba. 
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.