Dois acontecimentos que foi um golpe para a cultura e a memória de São Paulo.Eu também fiquei muito triste com essas perdas.
A primeira a saída do Dial, da Rádio Scalla FM 92,5 em 1° de maio de 2008.
A voz da Scalla FM 92,5 era parte da minha rotina, dormia e acordava com ela no ar. Lembro-me ainda de alguns programas radiofônicos transmitidos pela Scalla:" Música ao cair do dia", "Primeira Classe com Gilbert".(musica francesa) Ah! A vinheta! Com a melodia:" Concerto para uma Só Voz interpretada' pela cantora francesa Danielle Licari. Uma melodia mágica como um sussurro de fadas, que me transportava para um mundo de sonhos. Confesso que fiquei órfão. Não tinha propaganda, por isso era apelidada carinhosamente de radio de elevador.( Rádio de dentista)
Outra perda foi a extinção do "Jornal da Tarde" em 31 de Outubro de 2012. Ele continha Inovações gráficas de linguagem no jornalismo.( Conforme o Google)
O que me chamou a atenção, foi o caso da Paulipetro. O ex-governador Maluf cismou que havia petróleo na bacia do Rio Paraná, e criou a Paulipetro. Os cartunistas Gepp e Maia fizeram uma charge em cima desta pseudo descoberta. Desenharam o nariz do Maluf na primeira capa do Jornal, que ia crescendo em todas edições, durante três anos. Até que foi terminar na última folha. Resultado "nadica de nada". Maluf perdeu e teve que ressarcir R$ 250 mil dólares pelo prejuízo ao erário público. O nariz do Maluf desenhado simbolizava o nariz do Pinóquio, que a mentira e a corrupção estão sempre de nariz comprido.
Coisas que sumiram e deixaram saudades.
A velha banca de jornais e revistas.
A revelação no Foto Studio.(Loja de fotografia)
O cartão Musical.
O cobrador de ônibus além da saudade, vai gerar desemprego.
Locadora de filmes: alugava na sexta-feira e devolvia na Segunda. Rebobinado senão levava bronca.
Terminando! O respeito para os mais velhos, está ficando escasso!
Foram saudades do passado, lições para o futuro!
Sebastião Milagres, Escritor, Filósofo, ex- professor de xadrez aposentado, Conselheiro do Fórum Municipal Cultural de Santana de Parnaíba. Autor dos livros Xeque-Mate no Inferno -VII-A e Subjetivos: Fragmentos da minha alma.