Brasil ganha sua primeira associação multissetorial de bem-estar animal: ABBEA é lançada em São Paulo

Iniciativa inédita reunirá ciência, mercado e sociedade para colocar o bem-estar animal no centro do debate nacional e internacional

Outubro 9, 2025 - 17:20
Outubro 9, 2025 - 17:22
 53
Brasil ganha sua primeira associação multissetorial de bem-estar animal: ABBEA é lançada em São Paulo

São Paulo será palco, no dia 15 de outubro de 2025, do lançamento oficial da ABBEA – Associação Brasileira de Bem-Estar Animal, a primeira plataforma ampla, técnica e multissetorial dedicada ao tema no país. O evento, de inscrições gratuitas e limitadas, será realizado no Club Transatlântico, das 18h às 21h, reunindo especialistas, lideranças empresariais, representantes da academia, do agronegócio, autoridades públicas e sociedade civil em torno de um mesmo objetivo: colocar o bem-estar animal no centro da agenda nacional.
 

A programação contará com três momentos simbólicos: a apresentação dos nove fundadores da ABBEA, todos nomes de reconhecida reputação ética e profissional no Brasil e no exterior; o lançamento da terceira edição do Compendium Animalis, coletânea de leis e normas de proteção e bem-estar animal no Brasil; e a entrega póstuma do Prêmio ABBEA 2025 ao professor zootecnista Mateus Paranhos, cientista consagrado no campo do bem-estar animal.
 

Com o lema “Quem trata melhor os animais gera valor”, a ABBEA nasce com o propósito de contribuir de forma científica, construtiva, apartidária e independente para a melhoria contínua do bem-estar animal no Brasil.
 

Assim, a entidade se posiciona como voz legítima e qualificada para fomentar debates, propor soluções e influenciar políticas públicas e práticas empresariais que equilibrem necessidades dos animais, realidades econômicas e demandas sociais. É o que explica o presidente da ABBEA, Thomas Timm, administrador de empresas formado pela Universidade de Hamburgo (Alemanha) e atual presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha.
 

“Esse momento é um divisor de águas. O bem-estar animal já não é apenas uma pauta ética, mas também estratégica para empresas, governos e consumidores. A ABBEA nasce para garantir que o Brasil esteja à altura desse debate, oferecendo ciência, credibilidade e cooperação internacional para transformar a forma como tratamos os animais e como geramos valor a partir disso”, detalha.
 

Entre seus diferenciais, a ABBEA surge como a primeira referência nacional em bem-estar animal no contexto do Acordo União Europeia–Mercosul, colocando o Brasil em posição estratégica nas negociações internacionais. A entidade também atua em sintonia com os princípios ESG, alinhada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Outro destaque é a sua abrangência, pois contempla todas as espécies: desde os grandes e pequenos animais aos silvestres, pets, e utilizados em experimentação, reforçando seu caráter multissetorial.
 

O futuro do bem-estar animal já tem agenda
 

Já no seu primeiro ano de atuação, a ABBEA inicia com uma agenda robusta. Em 2026, a entidade lançará o Plano de Treinamento ABBEA, voltado para empresas, técnicos e instituições, além de abrir oportunidades de investimento e patrocínio a companhias comprometidas com a causa. O calendário prevê ainda o Encontro Anual ABBEA, em maio, e o Congresso Internacional “Don’t Forget the Animals 2026”, que reunirá especialistas do mundo inteiro.

 

Lideranças de referência
 

A criação da ABBEA é resultado da união de nove líderes com experiência e legitimidade reconhecidas. Além de Thomas Timm, presidente e responsável pelo posicionamento estratégico da entidade, fazem parte do grupo:
 

Paulo Maiorka é vice-presidente da associação e responsável pela área de cooperação científica. Médico-veterinário formado pela UFSM e bacharel em Direito pela UNIP, é mestre e doutor em Patologia Experimental e Comparada pela USP, além de pós-doutor em Patologia Molecular pela OMS-IARC, na França. É Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, indicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
 

Carmen Perez é responsável pelo Comitê de Animais de Grande Porte. Empresária rural, palestrante e comunicadora do agro, é pecuarista desde os 22 anos e tem como foco o bem-estar animal e as boas práticas de produção. À frente da Fazenda Orvalho das Flores, colabora em pesquisas com o Grupo Etco e instituições internacionais. Colunista da Forbes Agro, foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio e atua como conselheira do Cosag/Fiesp.
 

Cristiane Schillbach Pizzutto coordena o Comitê de Animais Silvestres e atua como médica-veterinária no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan. Formada pela FMVZ-USP, onde também concluiu mestrado, doutorado e pós-doutorado, é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal da mesma instituição. Há sete anos, preside a Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do CRMV-SP.
 

José Luiz Tejon, jornalista e publicitário, é o responsável pela área de Comunicação da instituição. Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa (Uruguai) e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, possui ainda especializações em Harvard, Pace University, MIT e Insead (França). Autor e coautor de 37 livros, foi eleito repetidas vezes pela Revista IstoÉ Dinheiro Rural como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.
 

Maria Angela Sanches Fessel é responsável pelo Comitê de Medicina Veterinária do Coletivo. Atua como editora da Revista Clínica Veterinária, com foco nas áreas de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia, saúde única, medicina veterinária do coletivo, desastres, medicina legal e animais silvestres.
 

Marcos Chaves Ladeira responde pelos assuntos legais da instituição. Sócio do Pinheiro Neto Advogados, o advogado atua em M&A para clientes nacionais e internacionais das mais variadas indústrias, com experiência em operações societárias, reestruturações e litígios. Paralelamente, dedica-se há anos à advocacia pro bono em causas de conservação da fauna silvestre e acolhimento de animais domésticos, sendo referência para instituições do terceiro setor.
 

Jörg Hartung assume a área de cooperação internacional da Abbea. Professor emérito do Departamento de Higiene Animal, Bem-Estar Animal e Comportamento de Animais de Produção da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover (TiHo), é referência internacional no tema.

Stefan Timm é Gerente Executivo da instituição e lidera o lançamento do Compendium Animalis 2026. Médico-veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui residência em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais e doutorado em legislação de proteção e bem-estar animal pela Universidade de Medicina Veterinária de Hannover (TiHo). É editor da obra Compendium Animalis: Coletânea de Leis e Normas de Proteção e Bem-Estar Animal no Brasil, publicada em 2020, 2025 e 2026.