Eleições 2026: outubro marca início da contagem regressiva para celebração dos 30 anos da urna eletrônica

Daqui a um ano, mais de 150 milhões de brasileiros escolherão seis representantes: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República; saiba mais sobre a eleição para cada cargo

Outubro 7, 2025 - 15:17
 19
Eleições 2026: outubro marca início da contagem regressiva para celebração dos 30 anos da urna eletrônica

Outubro marca um dos momentos mais importantes no calendário da nossa democracia. Em anos eleitorais, é neste mês que os cidadãos escolhem seus representantes: o 1º turno acontece sempre no 1º domingo de outubro e, nas cidades em que há 2º turno, quando há necessidade, no último domingo do mês. E, em anos não eleitorais, em outubro começa a contagem regressiva na Justiça Eleitoral para o grande dia da votação, após um planejamento gigantesco e detalhado — que começa no dia seguinte de cada eleição — para que tudo ocorra com total transparência, eficiência e segurança.
 

Daqui a um ano, em 4 de outubro de 2026, mais de 150 milhões de brasileiros voltarão às urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições gerais — em SP, são mais de 33 milhões de pessoas. Se necessário, o 2º turno será realizado no dia 25 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Além da importância que todo pleito tem como o momento de concretização da democracia, as Eleições 2026 representam também a celebração de um marco histórico: os 30 anos da urna eletrônica.

Responsabilidade, confiança e integridade do voto

A chegada da urna à sua terceira década simboliza a maturidade e a plenitude do sistema eleitoral brasileiro. Assim como os 30 anos são retratados na cultura como uma "idade de ouro", o equipamento se consolida, ano após ano, como um símbolo da democracia.

Desde a sua estreia, nas eleições municipais de 1996, a urna modernizou a votação, reduziu o prazo de apuração — de dias para apenas algumas horas — e se transformou em sinônimo de eficiência, segurança e sigilo do voto. Apesar de recentes campanhas de desinformação contra o equipamento, até hoje nunca foi comprovado nenhum caso de fraude nas urnas eletrônicas.