Amani: um feriado em homenagem a Zumbi - Por Sebastião Milagres

Amani! ( Paz)

Novembro 19, 2025 - 17:30
 20
Amani: um feriado em homenagem a Zumbi - Por Sebastião  Milagres

     Gostaria de expressar meu agradecimento ao prefeito de Cajamar Kauãn Berto, pelo feriado do dia da Consciência Negra, que sem dúvida alguma trará um momento de reflexão e celebração para todos os cajamarenses de Cajamar

     Hoje, 20 de Novembro faz 330 (1695) anos que Zumbí dos Palmares foi morto. É uma data que marca a luta pela liberdade e igualdade dos pretos no Brasil.
     Com mais de seis décadas de  militância de direitos civis, eu tenho a honra de ter atuado em organizações que buscaram promover a justiça e a igualdade racial para a comunidade preta. Minha experiência no Movimento  Luther King -Barueri- osna Pastoral Escrava Anastácia em São Paulo, assessor no Departamento Negro do PMDB gestão Quércia. 
 Me permitiram apreender muito sobre a luta dos negros no Brasil. E, além disso, fui homenageado pelo Conselho da Comunidade Negra do Estado de são Paulo em 2022, um reconhecimento que me enche de orgulho e gratidão. 
Outrossim também participei de várias "Marchas Zumbí dos Palmares na linda Jundiá, uma forma de manter a memória e a luta de Zumbi e dos pretos brasileiros. Essas marchas foram momentos importantes de reflexão e igualdade, e eu me sinto honrado de ter participado delas.
     Com uma profunda compreensão da negritude, celebrando a luta pela equidade e liberdade resolvi escrever sobre o mito Zumbi.
     Eis um resumo abreviado de Francisco ou seja Zumbi que foi dado de presente para o padre português Antônio Melo,(a banda podre do catolicismo) 
com o qual apreendeu latim, português, chegando até auxiliar nas missas. Querendo tornár-se livre com 15 anos, fugiu das garras do padre escavocrata indo parar no Quilombo dos Palmares. Onde batizou-se a si mesmo "Zumbi" o guerreiro.
     Assim terminamos aqui o breve resumo da história do Zumbi. Mas não se preocupe, contarei na próxima a vida adulta de zumbi: morte, legado... Que é mais interessante.
A liberdade é um direito de todos, respeite e celebre.
QUE A PAZ  E A JUSTIÇA REINE EM NOSSOS CORAÇÕES![
Sebastião Milagres
Escritor autor do livro:" Xeque-Mate no Inferno VII-A.
Fillósofo, ex-professor de xadrez, na Prefeitura de Santana de Parnaíba. 
Conselheiro do Fórum Municipal Políticas Culturais de Parnaíba.